Receba Novidades
Você está se cadastrando para receber e-mails de
promoções e lançamentos.
A Coenzima Q10 (CoQ10), também chamada Ubidecarenona, é uma benzoquinona presente em praticamente todas as células do organismo e que participa dos processos de produção de ATP. Por ser essencial nesse processo, órgãos com maior demanda energética como o coração, o cérebro, o enxágue e o fígado, apresentam maiores concentrações de CoQ10.
A Coenzima Q10 pode ser obtida da dieta ou através de suplementos alimentares, mas também é produzida endogenamente. Carne, aves e peixes são as fontes mais específicas de CoQ10, e a ingestão diária desses alimentos fornece entre 2 a 20 mg, o que não eleva significativamente os níveis de CoQ10 no sangue e nos tecidos.
Parte da CoQ10 é sintetizada a partir da TIROSINA, enquanto outra parte é sintetizada a partir de ACETIL-CoA pela via do mevalonato, mesma via utilizada nos primeiros passos da biossíntese do colesterol. A ingestão de CoQ10 proveniente da dieta (ou suplementos) ocorre no intestino delgado e é influenciada pela presença de alimentos e bebidas. É mais bem absorvido na presença de alimentos ricos em lipídeos.
Depois de absorvida, a CoQ10 é transportada para o fígado, onde está contida em lipoproteínas e técnicas nos tecidos. A concentração de CoQ10 em tecidos humanos atinge seu pico aos 20 anos, levando com a idade, o que aumenta a necessidade de sua suplementação, já que a falta de CoQ10 pode causar danos no cérebro, em outros órgãos e mitocôndrias no organismo.
Comprovação de eficácia:
1. Doenças mitocondriais: Um estudo publicado por Berbel-Garcia (2004) mostrou que a CoQ10 pode ser um suplemento eficaz na melhoria da qualidade de vida em casos de doenças mitocondriais.
2. Mal de Parkinson: Alguns estudos preliminares começaram a sugerir que, nas previsões iniciais da doença, a ingestão diária de determinadas doses de CoQ10 pode ajudar a retardar o processo degenerativo. No final de um dos estudos, em 2002, grupos aos quais eram ministrados 1200mg diários de CoQ apresentaram melhora na função mental, motora e na capacidade de realizar atividades cotidianas (como se vestir e se alimentar) 44% maior em comparação ao grupo tratado com placebo (PALAN PR, 2010).
3. Infarto Agudo do Miocárdio: A utilização de CoQ10 como suplemento para pacientes que sofreram um ataque cardíaco mostrou uma diminuição dos casos de outros problemas relacionados, angina, arritmia e até mesmo outros infartos subsequentes comparando-se com pacientes que tomaram placebo em vez de CoQ10 após sofrerem o ataque.
4. Hipertensão: A suplementação com CoQ10 pode se mostrar promissora no tratamento da hipertensão. Em alguns estudos já realizados, a administração da CoQ10 conseguiu melhorar a condição de alguns voluntários em comparação aos que tomaram apenas placebo.
5. Dano muscular: A eficiência da suplementação com CoQ10 na prevenção do dano muscular causado por exercícios físicos e treinamento esportivo.
Por sua capacidade de transferir elétrons e, portanto, trabalhar como um antioxidante, a Coenzima Q10 tem sido indicada para tratamento de distúrbios associados ao estresse oxidativo, como os cardíacos e neurológicos; fibromialgia, infertilidade masculina e melhora da qualidade do sêmen; regeneração muscular e reduz o risco de lesão muscular em atletas.
Benefícios:
-Potente ação antioxidante;
-Propriedades estabilizadoras da membrana;
-Atua na síntese de ATP nas mitocôndrias;
-Estímula a captação de oxigênio no músculo esquelético;
-Reduzo o risco de lesão muscular em atletas.
Modo de usar:
Tomar 1 a 2 cápsulas ao dia, ou conforme orientação profissional.
Como suplementação esportiva, tome 1 cápsula 30 minutos antes da atividade física e 1 cápsula à noite, antes de dormir.
Validade: 6 meses.
Contra-indicações:
É contra-indicado em pacientes renais graves e pode apresentar reações adversas como palpitação, sudorese, insônia, distúrbios gastrointestinais, entre outros.
Venda sob prescrição de profissionais habilitados, podendo este ser o nosso medicamento de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho de Farmácia. Consulte-o!